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Nova ponte Pirituba-Lapa vai desafogar o trânsito da zona Oeste

Por: Rosana Pinto - 13-05-2019

O Complexo viário Pirituba-Lapa, aguardado há mais de quatro décadas pelos moradores da região, já tem data prevista para o início de sua construção: maio de 2019. Na manhã desta segunda-feira, 13/5, o prefeito Bruno Covas assinou a autorização para o início das obras da ligação viária Pirituba - Lapa, com a presença do secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, do diretor de Operações da CET, Jair de Souza Dias; e dos subprefeitos da Lapa, Leonardo William Casal Santos; e de Pirituba/Jaraguá, Edson Brasil. 
 
Obra - Na primeira etapa da obra, prevista para durar 18 meses, serão implantados uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão, visando a interligação entre os dois bairros. A ponte contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus e terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Tendo em vista o crescente adensamento da região, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 115 mil pessoas que utilizarão a via diariamente.
 
Além da construção da ponte, o projeto completo consiste na implantação de três quilômetros de ligação viária, com três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda a sua extensão.
 
Uma nova passagem inferior será construída sob a linha férrea da CPTM, com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia. Também estão previstas a construção de um binário de acesso (viário bidirecional, que se divide em duas vias distintas, de sentidos opostos, originando-se e terminando no mesmo ponto) ao Terminal Lapa e obras de 900 metros de galerias de drenagem para garantir a captação adequada das águas pluviais.
 
A implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários. Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários. Tais mudanças refletirão num menor tempo de viagens, maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.
 
O valor do contrato, englobando as obras viárias e de drenagem é de R$ 200 milhões. Além desses valores, também são previstos gastos com desapropriações, enterramento de redes, compensações ambientais, gerenciamento e fiscalização da obra. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 386,5 milhões.



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