Digite o que você procura:

Tendal da Lapa recebe exposição sobre a cultura afro-mestiça na América Latina

Por: Rosana Pinto - 13-05-2019

O Tendal da Lapa, que fica na rua Guaicurus, 1100 - sedia até o dia 18 de agosto a exposição “Gèlède - PanAfroAmerica”. Produzido ao longo do segundo semestre de 2018 o trabalho é resultado de uma ‘fotoperformance’ feita em locais simbólicos da Cidade do México. A fim de investigar as manifestações culturais de máscaras afroamericanas, o artista visual brasileiro, Raul Zito, em parceria com a artista corporal mexicana, Toztli Abril de Dios, intervém no espaço público.
 
Para o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, a ideia é ocupar cada vez mais espaços públicos com intervenções artísticas e, desta forma, trazer acesso à cultura a todos. “Parabenizamos o Tendal pela iniciativa. É a primeira vez que utilizamos o espaço externo como uma galeria. Gostamos tanto que estamos pensando em trazer para as próximas imagens históricas da Lapa”.
 
A agenda também contará com uma roda de conversa no próximo dia 29 com artistas, criadores (as) da linguagem fotográfica e intervenção urbana, e também pensadores (as) das artes sociológicas contemporâneas.
 
A exposição - O tema abrange as relações sociológicas das artes no contexto contemporâneo e a unificação dos anseios dos países da América Colonial.
 
O debate vai em direção às artes com princípios decoloniais. A exposição-intervenção pretende apagar as fronteiras entre países latino-americanos através do eixo matriz: ÁFRICA. Imagina-se uma “panAFROamerica”. O trabalho artístico de Raul Zito leva a percepção de um território simbólico, onde a descoberta do gene “afro” está na corporalidade e demais traços culturais que definem a identidade da América Latina.
 
A exposição tambémpode ser vista também da parte externa da Subprefeitura Lapa e no interior do Tendal.
 
Gèlède - PanAfroAmérica
Data: até 18/8 
Horário: 9h às 22h
Local: Tendal da Lapa
Endereço: Rua Guaicurus, 1100
 



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998