Digite o que você procura:

Prefeitura Regional lança projeto Cidadania Linda

Por: Rosana Pinto - 14-08-2017

Pirituba/Jaraguá saiu na frente das outras 31 prefeituras regionais da cidade de São Paulo e acaba de lançar  o projeto “Cidadania Linda”, que procura engajar a população no entorno de pontos viciados de lixo e comunidade em geral na conservação do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida. 
 
O projeto, que conta com o apoio da Inova (empresa responsável por parte dos serviços de limpeza urbana da cidade de São Paulo), foi lançado na última terça-feira (8/8), no Auditório da Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).pelo prefeito regional Ivan Lima e pela responsável da Supervisão de Assistência Social  (SAS), Lúcia Cristina Tarifa.
 
O evento contou com a presença de lideranças do bairro, representantes da Associação Comercial, equipe da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá, gerentes e técnicos dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência  Especializado em Assistência Social (CREAS) e da equipe da empresa Inova.
 
Exposição - No hall da Distrital Noroeste da ACSP foi montada uma exposição de esculturas e objetos de arte feitos a partir de  pneus, madeira e plástico e transformados em arte pelos próprios funcionários da Inova. O material  foi retirado de pontos viciados de descarte na rua.  Entre as esculturas expostas no evento haviam poços artesianos, bancos, vasos  e até uma motocicleta.
 
Sete meses de gestão - O prefeito Ivan Lima falou à plateia composta por cerca de 100 pessoas sobre seu trabalho desde que  assumiu o cargo à frente de uma Prefeitura Regional,  que abrange os distritos de Pirituba, São Domingos, Jaraguá  e Taipas (que somados representam uma área de  54,70 km²),  onde habitam  cerca de 437.592 pessoas.
 
Lima faz uma gestão baseada em três pilares: otimização de recursos públicos, respostas rápidas aos problemas da região e envolvimento da comunidade por meio de voluntariado. Ele lembrou que o apoio da Inova é fundamental para que o trabalho aconteça. Disse ele “em particular”, Pirituba e Jaraguá devem muito a Inova. Estávamos sem contrato e a Inova nos ajudou a fazer um trabalho de qualidade”. Passados sete meses, os resultados começam a ser percebidos pela população. As ações e  a transformação dos locais, criam estímulos  para que as pessoas que lá morem tomem  “posse” do lugar.
 
Lembrou ainda que “a região possui 353 pontos viciados de descarte irregular de lixo. Colocamos a meta de revitalizar um ponto viciado por semana, só que em um ano não chegaríamos a solucionar nem  20% do que temos. Então, a gente quer aumentar essa capacidade e foi aí que  veio a Lúcia com a ideia  do programa Cidadania Linda, que nós abraçamos de imediato”.
 
Projeto Cidadania Linda - Lucia Cristina Tarifa, supervisora de Assistência Social de Pirituba/Jaraguá e idealizadora do projeto, contou a origem do Projeto Cidadania Linda, que foi pensado  para  envolver as 32 entidades assistenciais da região, conveniadas com o município.   “A Assistência Social tem muito a contribuir com o bairro e o  prefeito Ivan Lima  abraçou com entusiasmo a ideia de integrar os usuários dos  serviços socioassistenciais em um projeto de educação ambiental”, apontou.
 
Usando madeira de descarte e pneus velhos crianças e os idosos assistidos pelas entidades, confeccionam  bancos e vasos como parte de suas atividades pedagógicas, durante as aulas.  As peças criadas  serão doadas para a Prefeitura Regional e  instaladas nos 300 pontos de descarte irregular de lixo, os chamados “pontos viciados”.
 
Pirituba na vanguarda - Valnoy Pereira Paixão –  diretor superintendente da Distrital Noroeste da ACSP,  falou sobre o apoio de sua distrital  ao prefeito Ivan Lima.   “Ivan é muito ligeiro. Quando as ações vem de lá de cima, ele já está na vanguarda” disse Valnoy, referindo-se ao projeto Mutirão Praça Linda – que funcionou como piloto do Programa SP Faça Seu Bairro Lindo.  O programa funciona nas  32 prefeituras regionais, que competem entre si, pela melhor ação. Por duas vezes consecutivas, a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá foi vencedora da disputa.
 
Carlos Luciano de Castro, supervisor  Operacional da Inova, também falou do trabalho  que a empresa  desenvolve  na região e da parceria com a Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá.   Sobre o  Cidadania Linda disse “além de auxiliar na execução do programa, a equipe da Inova vai levar informações a população sobre os canais de comunicação e endereços de Ecopontos, e estimular o diálogo e conscientização, diminuindo assim a possibilidade de criação de novos pontos viciados de descarte irregular de lixo na região”.
 
Fonte: Portal Diário da Zona Norte - www.portaldiariozonanorte.com.br



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998