Digite o que você procura:

Prefeitura atua para coibir abandono de animais nas aldeias indígenas do Jaraguá

Por: Rosana Pinto - 13-03-2017

O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o prefeito regional de Pirituba, Ivan Lima, participarão na próxima segunda-feira (13) de visita às Aldeias Indígenas do Jaraguá. A convite do vereador Reginaldo Tripoli (PV-SP), eles atuarão para coibir o abandono de animais na região, problema que se repete e agrava em toda a comunidade.
 
Desde o início de sua gestão à frente da Prefeitura Regional de Pirituba, Ivan Lima iniciou uma agenda intensa com as lideranças indígenas que vivem na região. Entre as ações propostas estão a instalação de câmeras de monitoramento 24 horas, rondas periódicas por parte da Polícia Militar/Ambiental, com o apoio do Governo Estadual, e Guarda Civil Municipal, além de um importante trabalho de conscientização no entorno.
 
Para ajudar no controle da população de animais já existentes, o vereador Reginaldo Tripoli conseguiu uma doação da Clínica Veterinária Zona Leste, que vai realizar um mutirão de castração em cães e gatos, que vivem nas Aldeias Indígenas do Jaraguá. A previsão é de que 100 animais serão esterilizados. As castrações serão realizadas em vários dias subsequentes, em local apropriado da aldeia, em sistema de mutirão e sem qualquer custo para a Prefeitura.
 
Segundo o último censo, realizado por protetores de animais que atuam nas Aldeias Indígenas do Jaraguá, existem cerca de 580 cães e 190 gatos que foram lá abandonados. Espaço dividido com 1.400 índios guaranis, sendo 300 crianças com menos de 5 anos de idade.
 
A Terra Indígena Jaraguá é composta pelas aldeias: Tekoa Pyau, Tekoa Itakupé, Tekoa Itawerá e Tekoa Ytu, mas, apenas a Tekoa Ytu tem 1,7 hectares demarcados legalmente (homologado pela União como terra indígena), além de uma Unidade Básica de Saúde e duas Escolas Municipais.
 
Na sequência, o vereador Tripoli e o vice-prefeito e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, irão visitar o Hospital Público Veterinário, na Zona Norte de São Paulo, segundo inaugurado na cidade, com atendimento de excelência e gratuito aos animais de estimação de munícipes de baixa renda, priorizando participantes de programas sociais.
 
Fonte: Prefeitura Regional de Pirituba



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998