Digite o que você procura:

Outubro Rosa: monumentos iluminados de rosa

Por: Rosana Pinto - 14-10-2016

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, cinco monumentos da cidade de São Paulo estão iluminados com a cor rosa até 31 de outubro. Os locais iluminados são Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua de Borba Gato, em adesão ao movimento “Outubro Rosa”.
 
Com origem nos Estados Unidos nos anos 1990, o “Outubro Rosa” tem esse nome em alusão à cor do laço distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida em Nova York pela Fundação Susan G. Komen for the Cure - www.komen.org. Mais do que contribuir para a expansão do movimento, a iluminação de monumentos e prédios públicos enaltece a beleza e a elegância feminina, além de proporcionar uma agradável leitura visual e fortalecimento da causa a que se propõe.
 
Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve ter 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016. A recomendação é o reconhecimento pela mulher de alterações precoces na mama para procurar o médico de forma breve. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas, seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. A recomendação de início das mamografias bienais de rotina é após os 50 anos, adotada pela Organização Mundial da Saúde
 
Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, entre eles: obesidade, principalmente após a menopausa, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica, primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos e histórico familiar de câncer de mama e ovário.



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998