Digite o que você procura:

Inaugurados três novos equipamentos de educação infantil

Por: Rosana Pinto - 09-06-2016

Com o objetivo de zerar a fila por vagas na educação, nos últimos dois dias, a Prefeitura de São Paulo inaugurou uma nova escola e entregou a reforma de outra, além de firmar convênio com uma creche. O prefeito Fernando Haddad participou da cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Myrna e da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Desembargador Teodomiro Toledo Piza, ambas na Capela do Socorro, zona sul.
 
Nesta quarta-feira (8), o prefeito e a vice-prefeita Nádia Campeão visitaram o Centro de Educação Infantil (CEI) Manoel de Barros, na Vila Leopoldina, zona oeste. Os novos equipamentos de educação infantil oferecem, juntos, mais de 1.100 vagas para crianças de 0 a 5 anos, sendo 980 vagas na EMEI e 151 na CEI. A EMEF atende 1300 estudantes.
 
“Nada como abrir uma escola nova. Nessa EMEI são quase mil estudantes. E já abrimos mais de 90 mil vagas na cidade inteira. Outros equipamentos serão inaugurados nos próximos meses. Temos, pelo menos, mais três, quatro grandes equipamentos para serem inaugurados na região da Capela do Socorro e de Parelheiros. Isso é luta do povo, é direito, consagrado na Constituição, e é uma satisfação poder atender mais e melhor a população da zona sul”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.A escola tem três pavimentos, 14 salas de aula, dois banheiros adultos, quatro banheiros infantis (1 PNE), quadra coberta e refeitório.
 
O CEI Manoel de Barros, mantida pela Associação Santa Edwirges, agora passa a ser conveniado com a rede municipal. Das 151 vagas, 87 são destinadas a crianças de berçário. São dois pavimentos, com oito salas de aula, dois refeitórios, cozinha com despensa, lactário, quatro banheiros infantis, dois banheiros adultos, quadra externa, lavanderia e terraço.
 
“Estamos muito satisfeitos com o trabalho de todos os colaboradores desta CEI, pela dedicação aos nossos filhos. Também queremos agradecer a esse projeto da Prefeitura que possibilitou a abertura de muitas novas CEIs na nossa região”, disse Fabíola Espinolla, mãe de dois dos alunos já matriculados na creche.
 
Desde 2013, a Prefeitura abriu 91.196 novas vagas de educação infantil em toda a cidade, sendo 75.058 destinadas ao atendimento em creche. São 375 novas creches em imóveis próprios ou locados com entidades parceiras. A Prefeitura tem previsão de abrir outros 167 equipamentos.
 
“Só na rede pública municipal, a Prefeitura atende mais de 900 mil crianças. E é um direito das crianças, das mães, das famílias que a gente tenha um atendimento de qualidade”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Educação, Nádia Campeão.
 
Ensino Fundamental
 
Com as obras de ampliação, a EMEF Desembargador Teodomiro Toledo Piza ganhou uma Sala de Apoio e Atendimento à Inclusão (SAAI), duas quadras poliesportivas, cobertura da quadra já existente, ampliação do refeitório, cozinha e laboratório de informática, além de salas especiais para o trabalho com xadrez, ginástica, dança, música, artes, banda e fanfarra. A área verde externa também foi revitalizada.
 
“Eu não estudei em uma escola tão bonita como esta. E duvido que boa parte dos adultos tenha estudado. Uma escola bem estruturada, depois da reforma, onde muitas atividades que antes não podiam ser feitas agora podem ser realizadas. Não tinha capoeira, não tinha dança, não tinha uma série de atividades, que são muito importantes para o projeto pedagógico da escola. A educação não é só português e matemática. Temos que aprender português e matemática, mas é preciso abrir a cabeça para outras coisas”, disse Haddad.
 
Dos 1300 estudantes, 616 do Fundamental I; 240 do Fundamental II e 293 do EJA. Ela conta com 19 salas de aula, sala de informática, sala de leitura, sala de SAAI, 12 banheiros (1 PNE), 1 quadra coberta e 2 externas, refeitório, sala dos professores, secretaria, sala da direção, sala da coordenação e sala de ginástica.



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998