Digite o que você procura:

Prefeitura diz que fiscalização com radares móveis previne acidentes

Por: Rosana Pinto - 21-09-2015

Para reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas nas Marginais Pinheiros e Tietê, a Prefeitura está reforçando a fiscalização do cumprimento dos limites de velocidade por esses veículos. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) utilizarão 10 radares móveis portáteis, conhecidos como “radares pistola”, em 38 pontos nas duas vias. A operação foi iniciada no dia 10 de setembro.
 
“Nós vamos retomar a fiscalização pelo radar móvel, que fica na mão do agente de trânsito, para proteger a vida do motociclista, que é a segunda maior vítima do trânsito de São Paulo. Em proveito da vida destas pessoas, nós temos que aplicar essa fiscalização”, afirmou o prefeito Fernando Haddad nesta quinta-feira (3), em entrevista coletiva após a solenidade de envio à Câmara Municipal do projeto de lei do novo Código de Obras e Edificações (COE).
 
Desde o final de agosto, agentes da GCM estão em treinamento para operar manualmente os medidores portáteis. A guarda fiscalizará os limites de velocidade de acordo um uma logística preparada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), utilizando cinco radares em cada uma das Marginais.
 
Somente em 2014, aconteceram 504 acidentes com vítima na Marginal Tietê, com 645 pessoas feridas e 40 mortes. Desses acidentes, 379 envolveram motocicletas. Já na Marginal Pinheiros, 544 dos 580 acidentes com vítimas tiveram a participação de motos. As 580 ocorrências deixaram 754 feridos e 33 mortos.
 
A velocidade máxima permitida nas Marginais Pinheiros e Tietê foi reduzida em 20 de julho. A diminuição foi de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas (60 km/h para veículos pesados) e de 70 km/h para 50 km/h nas pistas locais. Na pista central da Tietê, a diminuição foi de 70 km/h para 60 km/h. Após seis semanas de implantação, foi verificado que a medida provocou uma redução de 27% no número de acidentes com vítimas nas duas vias.



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998