Digite o que você procura:

Mercadão da Lapa completa 61 anos

Por: Rosana Pinto - 27-08-2015

O Mercado Municipal da Lapa foi fundado em 24 de agosto de 1964, como parte das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
 
Idealizado pelo então vereador Ermano Marchetti, o Mercado da Lapa foi projetado e construído pela Prefeitura do Município de São Paulo, conforme lei 4.162 de 28/12/1951. O prédio de forma triangular foi considerado na época um dos mais modernos e recebeu elogios de engenheiros de outros países da América Latina.
 
Com uma área construída de 4.840 m², foi inaugurado com 40 boxes prontos dos 160 planejados, a maior parte deles ocupados por comerciantes de um extinto mercadinho da Rua Clélia, quase todos imigrantes recém-chegados da Europa, principalmente da Itália.
 
O Decreto 17.807 de 01/02/82 alterou o nome oficial para Mercado Municipal Rinaldo Rivetti - assinado pelo então prefeito Reynaldo de Barros. A decisão foi justificada como reconhecimento público ao "Cidadão Exemplar". Rinaldo sempre foi reconhecido por participar de campanhas sociais.
 
Atualmente o estabelecimento conta com cerca de 100 comerciantes que oferecem uma pluralidade de artigos e estacionamento próprio (embaixo do Viaduto da Lapa). O Mercadão funciona de segunda a sexta, das 8 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas. 
 
Em 18/11/1969 idealizada pelo saudoso Aziz Jorge foi criada a Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel), que serve como exemplo de gerenciamento e empreendedorismo pelos permissionários de outros Mercados Municipais na cidade de São Paulo. Considerada como entidade de classe a Acomel é composta por diretoria executiva legalmente empossada, cujo objetivo é suprir as necessidades de clientes, empregados, fornecedores e comerciantes.
 
Saiba mais: /www.mercadodalapa.com.br
 
Foto: Leia Mais:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cinco-curiosidades-sobre-o-bairro-da-lapa,1603886Estadão. Mercado da Lapa no ano da inauguração, em 1964. 

Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998