A região do Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina, está em processo de revitalização: em vez das caixas..."> A,região,do,Ceagesp,,o,maior,entreposto,de,alimentos,da,América,Latina,,está,em,processo,de,revitalização:,em,vez,das,caixas..."> Prefeitura revitaliza entorno do Ceagesp - Pirituba Web Portal Pirituba Web - Guia de Negócios da região Oeste - tudo aqui!

Digite o que você procura:

Prefeitura revitaliza entorno do Ceagesp

Por: Rosana Pinto - 12-07-2012

A região do Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina, está em processo de revitalização: em vez das caixas de madeira, 467 árvores. Este é o projeto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Subprefeitura Lapa, que começou a ser implantado em 27 de fevereiro.

 
Desde fevereiro a Subprefeitura Lapa realizou operações no entorno do Ceagesp para retirar as caixas que eram comerciadas ou despejadas irregularmente na região. A retirada das caixas contou, em média, com 20 caminhões e cerca de 100 homens. Até o momento, cerca de 3 milhões de caixas foram retiradas, em operações diárias, e 352 mudas já foram plantadas no local.
 
Com o trabalho de limpeza da região, engenheiros da Subprefeitura puderam iniciar o projeto de plantio que totalizará 467 árvores nas vias Xavier Kraus, Burno Bauer, Hassib Mofarrej, Othao e Mergenthaler.
 
Estudo realizado pelos engenheiros da Subprefeitura apontou que a região, de baixa densidade arbórea, seria adequada para receber 16 tipos diferentes de árvores, todos brasileiros: Pau Brasil, Sibipiruna, Aldrago, Coração de Negro, Lofântera da Amazônia, Falso barbatimão, Ipê Roxo de Bola, Ipê Branco, Ipê Amarelo do Brejo, Camboatã, Jacarandá da Bahia, Mirindiba, Manacá da Serra, Guanandi, Cereja do rio grande, Guarantã e Sete Cascas.
 
“Além da medida ambiental, o objetivo é combater de uma vez por todas essa desordem ao redor do Ceagesp. Queremos evitar o retorno do comercio irregular, que, além de causar transtornos para as pessoas que circulam por lá, pratica crime ambiental”, afirma Ronaldo Camargo, secretário de Coordenação das Subprefeituras.
 
O trabalho de revitalização da região envolve, em ação conjunta, mais de 150 agentes de 15 órgãos diferentes, como Subprefeituras, Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Guarda Civil Metropolitana, Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, auditores das receitas municipal e estadual, Covisa, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Assistência Social, Procon, Conselho Tutelar, SPTrans e CET.
 
As pessoas responsáveis pela produção das caixas, assim que identificadas, podem ser responsabilizadas, pela polícia, como autoras e coautoras de crime ambiental (por conta do entulho e dos resíduos nas ruas) e crime contra a saúde publica (as caixas deveriam passar por higienização adequada para eliminar as bactérias e fungos), além de sonegação fiscal, uso irregular de espaço público e exploração de mão de obra.
 
É importante que a comunidade local ajude a Prefeitura divulgando possíveis irregularidades na região, através do telefone 156 da Prefeitura, pela internet (SAC http://sac.prefeitura.sp.gov.br/) ou diretamente na Praça de Atendimento da Subprefeitura (Rua Guaicurus, 1.000).



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998