Digite o que você procura:

Sambódromo está preparado para receber o Carnaval com segurança

Por: Rosana Pinto - 06-02-2013

O Sambódromo do Anhembi é equipado para proporcionar segurança a todos, se tornando um lugar confiável para curtir o Carnaval. Segundo pesquisa feita em 2012, 94,6% das pessoas que freqüentam o Anhembi se sentem seguras no local e 82,3% concordam que a sinalização é bem posicionada. Policiais militares, bombeiros, equipe de brigadistas, SAMU e bombeiros civis terão comunicação integrada, através da transmissão de qualquer ocorrência ao CCOI (Centro de Controle Integrado).

 
Este ano, 2.500 PMs farão rodízios durante todos os dias dos Desfiles das Escolas de Samba e farão esquemas específicos no dia da Apuração, incluindo viaturas na área de carros alegóricos. Os seguranças contratados pela São Paulo Turismo circularão nos corredores de serviço, fossos e nos acessos aos portões. Os contratados pela Ingresso Fácil estarão na triagem, toldo (antes das catracas) e nas catracas. Já a Liga das Escolas de Samba contará com seguranças na Concentração, Dispersão e na área da Aeronáutica.
 
Um total de 43 câmeras de segurança vai reforçar o monitoramento do Sambódromo, incluindo a área de imprensa. Objetos encontrados serão encaminhados para a Ouvidoria da São Paulo Turismo. Ocorrências de acesso que não forem resolvidas nos locais poderão ser encaminhadas ao Portão 13, onde fica o CCOI.
 
A ocupação e capacidade dos espaços são dimensionadas de acordo com as rotas de fuga existentes. Portanto, as rotas são eficazes e o tempo de evacuação é ainda menor que o máximo permitido para cada setor. Cada bloco conta com iluminação de emergência e sinalização fotoluminescente, indicando as rotas, saídas e localização dos equipamentos. Para casos de incêndios, além dos 70 extintores permanentes (que já atendem as necessidades), há 95 equipamentos extras. Espalhados por todo o Sambódromo, existem ainda 54 botoeiras de alarmes e 65 hidrantes.
 
Dois carros de bombeiros (um na Concentração e outro na Dispersão) estarão de prontidão para atender casos de emergência. A Dispersão tem instalado, ainda, um hidrante extra, que auxiliou no rápido combate ao fogo no carro alegórico no episódio de 2012. O Camarote da Cidade (Espaço Anhembi) possui 17 botoeiras de alarme, de modo que qualquer pessoa consegue encontrar um dispositivo a uma distância de até 25 metros. O Espaço é equipado com sprinklers (chuveiros automáticos no teto), acionados quando a temperatura está acima do regular.
 
Para auxiliar os 110 mil foliões esperados nos dias de desfile, dez telões (nove dentro e um fora do Sambódromo) transmitirão um vídeo de cerca de um minuto apontando todas as medidas de segurança. O filme será veiculado na abertura e nos intervalos de cada desfile com texto em português e inglês.



Buscar outras notícias:


Leia mais






É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998