Digite o que você procura:

PARQUE SÃO DOMINGOS

Rua Pedro Sernagiotti, 125
Tel. (11) 3831-7083
Aberto diariamente das 6h às 18h

 

HISTÓRIA
Inaugurado em 1982 em área remanescente de um plano de arruamento aprovado pela Prefeitura, que era anteriormente utilizada como campo de futebol por um time local. Localizado em área de encosta, com topografia acidentada, nascentes e lago, o parque destaca se pelos passeios e áreas de descanso em meio à mata, e também pelas atividades esportivas no campo de futebol e quadras.
 
INFRAESTRUTURA
Existem pistas e trilhas para caminhadas, playgrounds, bicicletário, quadra poliesportiva, campo para futebol, mesas com tabuleiros para xadrez e dama, lago, churrasqueiras, CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), Telecentro, bebedouros e sanitários (limpos e conservados no dia da visita).
 
FAUNA
Há registros de 23 espécies de animais, dos quais 22 são de aves como o tico-tico, rolinha, bentevi, beija-flor-tesoura, pitiguari, canário-sapé, sabiá-laranjeira e sabiá-poca. Algumas aves como o suiriri apresentam hábito migratório e ainda há a ocorrência de duas espécies endêmicas de Mata Atlântica: periquito-rico e o pica-pau-anão-de-coleira. Recentemente há relatos de visita do tucano-toco. O gambá é o único exemplar de mamífero registrado no parque.
 
FLORA
Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosques. Destacam-se alfeneiro, angico, bico-de-pato, canafístula, ingá-banana, grevílea-gigante, guapuruvu, jacarandá-de-espinho, jacarandá-paulista, jequitibá, quaresmeira, tipuana e unha-de-vaca, entre outras. Foram registradas 70 espécies, das quais a copaíba e o xaxim estão ameaçados.
 

Leia mais:

ORIGEM E FORMAÇÃO DO BAIRRO PARQUE SÃO DOMINGOS



<-- Voltar

É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998