Digite o que você procura:

ORIGEM E FORMAÇÃO DO BAIRRO PARQUE SÃO DOMINGOS

História do Bairro

O Parque São Domingos é um distrito situado na região Noroeste da cidade de São Paulo, o mesmo limita-se ao norte do Jaraguá, Sul da Jaguara, Sudeste da Lapa, Leste de Pirituba e Oeste de Osasco. Nos anos de 1800, foi parte de uma fazenda do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso, dono de grande parte do que hoje é a Zona Oeste da capital Paulista. No correr dos tempos à propriedade foi dividida em sítios portugueses que cultivavam flores verduras para abastecer o mercado central. Isso nos anos 1880.

Nas primeiras décadas do século XX o Banco Novo Mundo comprou uma grande área e a loteou. Os moradores eram operários das empresas que estavam de fixando na região. Pela Estrada do Anastácio levava-se o gado até o Frigorífico Armour, que ficava nas imediações.
Foram tempos duros para os moradores, a energia elétrica, a água e o transporte coletivo representavam duras conquistas. Em 1970 eles tinham de andar até a Rodovia Anhangüera para conseguir um ônibus para o centro da cidade.


Origem do Nome

O Distrito Parque São Domingos tem a origem de seu nome do Jovem São Domingos Sávio que nasceu em Riva de Chieri, Itália, no dia 2 de abril de 1842. Filho de ferreiro e de costureira, foi aluno de São João Bosco e um dos primeiros colaboradores na obra salesiana.
Antes dos quinze anos, e com fé na Nossa Senhora e na Eucaristia, morreu em Mondônio, no dia 9 de março de 1857.



Parque São Domingos

Além de dar nome ao distrito, há também com o mesmo nome o Parque São Domingos, uma área verde para lazer, esporte e recreação, criado em 1980 com 80 mil m². A área do parque é remanescente de um plano de arruamento aprovado pela Prefeitura em 1953, que acabou transformando no Parque onde antes era um terreno baldio, utilizado então como campo de futebol pela população.

 

 

 

 

 

Leia mais:

PARQUE SÃO DOMINGOS



<-- Voltar

É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998