Digite o que você procura:

ORIGEM E HISTÓRIA DO BAIRRO JARAGUÁ

Jaraguá, na língua Tupi significa Gruta do Senhor, Guarda do Vale ou Senhor dos Vales.

O Bairro Jaraguá faz divisa com os municípios de Osasco a Oeste, com o bairro de Perus ao Norte, Pirituba ao Sul e Parque Anhanguera ao Leste.

É  um distrito situado na zona Noroeste da cidade de São Paulo, que tornou-se distrito em 1948, em áreas desmembradas de Perus, Pirituba e do antigo subdistrito de "Nossa Senhora do Ó", ou, como voltou a ser conhecido Freguesia do Ó.

Jaraguá faz limites com os municípios de Osasco à Oeste, e Caieiras ao Norte. Também com os bairros de Perus, Anhanguera, Brasilândia, São Domingos e Pirituba.

 

O bairro surgiu do desmembramento da Fazenda Jaraguá, que entre os diversos proprietários ao longo dos anos teve: Gertrudes Galvão de Oliveira e Lacerda, sua filha Ana Eufrosina de Araújo Ribeiro casada com Dr. Rafael de Araújo Ribeiro, Lucrécia Leme de Araujo casada com Teófilo Prado de Azambuja que compra parte da fazenda Jaraguá. Em 1939 a fazenda, onde se encontra o morro do Jaraguá, é adquirida pelo governo do Estado.

Cria-se em 1961 o Parque Estadual do Jaraguá, ponto turístico de nossa cidade e em 1994 se tornou um patrimonio da humanidade, título concedido pela Unesco.

Neste bairro, situa-se o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade de São Paulo e por onde passam também duas importantes saídas para o interior paulista: as rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

A povoação original do bairro era de índios tupiniquins, até a chegada de portugueses e castelhanos, que desciam o Rio Tietê rumo ao interior.

O pico do Jaraguá é o ponto culminante da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.

Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo. Também pode ser avistado Rodoanel Mário Covas, na parte posterior. Junto à antena de televisão, existe uma grande escadaria que permite subir ainda mais, ladeada por um bondinho que se destina ao transporte de pessoas e materiais para manutenção da antena.



<-- Voltar

É expressamente proibido a cópia ou utilização de textos ou imagens do site www.piritubaweb.com.br sem autorização por escrito.
Lei nº 9.610 de 19/02/1998